quinta-feira, 8 de maio de 2014

DESBRAVANDO O ATACAMA E VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS ÚNICAS

Equipe do Photo Tour Atacama comemora mais um dia de belas fotos

Por Jornalista Eduardo Galdino

A inspiração não só invadiu o coração de Gilberto Gil ao construir a letra da música “A PAZ”, como também, a vida de fotógrafos, turismólogos e jornalistas que saíram do Brasil rumo a uma enxurrada de clics pelo Deserto do Atacama demasiadamente vasto e árido – ideal para tours terrestres em veículo especial, atividades de trekking e montanhismo. 




No terceiro dia de viagem ao Chile e segundo no Atacama, os profissionais sentiram a cada olhar ao redor, uma atmosfera de aventuras. Essa é a intenção do PHOTO TOUR da Be Happy – Operadora de Turismo e da Aldeia Mundo – Agência de Viagens que idealizaram o curioso roteiro com o intuito de oferecer uma oportunidade ímpar na vida de cada um do projeto que busca belas e, claro, raras paisagens. 




A quinta-feira, 8 de maio de 2014, serviu como o ponto de partida para alguns lugares turísticos da região. Nada como acordar cedo, entrar num veículo com tração nas quatro rodas e conhecer a Quebrada dos Cardones, um lugar cheio de arbustos que sãousados para fins medicinais e na gastronomia do Atacama. Além disso, existe uma infinidade de cactos milenares que crescem 1cm ao ano, próximo à água do Rio Vilama. Mas, o genial do dia estava por vir. 






Uma das primeiras impressões que o grupo teve foi de uma vegetação rasteira cercada por enormes paredões de pedra,vulcões adormecidos e montanhas que contrastam com a aridez do conhecido ambiente que é único no mundo. Isso fez com que os fotógrafos desvendassem cada porção do badalado deserto localizado ao Norte do Chile. 











Saindo de lá, os aventureiros do PHOTO TOUR perceberam que o cenário ao redor do Atacama não é somente de vastidão de areia – e, sim, uma verdadeira enciclopédia para os que lidam com o setor do turismo. A beleza singular do deserto conta ainda com o Valle de La Luna, onde estão as Pedrasdas 3 Marias (uma analogia às estrelas); Duna Mayor, Anfiteatro (em forma de “U”), Evaporitas (um tipo de sal) e Solenita (cristalizações de gesso chamadas de Mina Vitória). 











Uma referência à formação de Marte é como se define o Valle do Atacama, onde estão as areias de origens vulcânicas e um Mirante que recebeu os profissionais do PHOTO TOUR para desfrutarem do Pôr do Sol. Enfim, o silêncio impera no Deserto do Atacama que em setembro próximo abrigará mais um grupo, resultado da parceria entre Be Happy e Aldeia Mundo, com a reconhecida assessoria fotográfica de Régis Capibaribe. A assistência medica ficará a cargo da Travel ACE. 


Nenhum comentário:

musica