quarta-feira, 2 de maio de 2012

O TESOURO ASSÍRIO DE NIMRUD




O tesouro, que possui mais de 2.800 anos de história (data entre os séculos VIII e XIV aC), foi encontrado em tumbas perto do harém do palácio assírio da antiga cidade de Kalhu, mais tarde chamada Nimrud, às margens do rio Tigre, norte do Iraque. O sítio arqueológico encontra-se perto da atual cidade iraquiana de Mossul e é, praticamente, o único tesouro assírio encontrado com peças intactas, já que a quase totalidade das jóias assírias foi derretida ou roubada ao longo dos séculos.

Antes desta descoberta, a única maneira de se ter uma idéia de como seria a joalheria assíria era através de representações em relevo encontradas em antigas edificações.  O tesouro é composto por 613 peças em ouro e prata, entre coroas, elmos, diadema, brincos, colares, amuletos e anéis, além de vasilhames feitos em cristal-de-rocha finamente lapidados e outros feitos em ouro. Várias joias ainda possuem as gemas empregadas na sua decoração.

Há alguns anos, quando Saddam Hussein invadiu o vizinho Kuwait, teve como resposta quase imediata o envolvimento dos Estados Unidos da América no conflito. O tesouro foi então escondido no mais secreto e seguro cofre nos porões do Banco Central iraquiano, mas durante o conflito o local foi inundado por um rompimento de canos de esgoto causado pela destruição de parte do prédio, em consequência de um ataque de um míssil norte-americano.

Em 2003, o Iraque foi invadido e ocupado pelo exército dos EUA. Dizem os especialistas que milhares de objetos foram roubados durante o processo de ocupação e até hoje estão desaparecidos. Era grande a preocupação sobre o paradeiro do tesouro de Nimrud, mas pouco tempo depois do estabelecimento das forças de ocupação americanas, arqueólogos iraquianos e funcionários do Museu de Bagdá, assistidos por representantes da revista National Geographic e por membros do governo e do exército dos EUA, retiraram dois milhões de litros de água do cofre e encontraram as peças do tesouro dentro de várias caixas de metal fechadas com cadeados.

 A água infiltrou-se em algumas caixas, mas nada que tenha deteriorado efetivamente o conteúdo das mesmas. Ao serem abertas, revelaram as magníficas peças do tesouro da realeza assíria. Retiradas, as peças foram devidamente limpas e voltaram a integrar o acervo do Museu de Bagdá, pertencente ao povo iraquiano. O tesouro de Nimrud é comparado em esplendor ao do faraó Tutankamon.










































2 comentários:

LÚCIA HELENA disse...

POSTAGEM FANTÁSTICA.

VOCÊ É IMPAR!


L.HELENA

NATAL/RN

PATRICIA PORTO disse...

Que tesouro maravilhoso!! As peças são lindas! bjs

musica