quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CHALEIRAS PRA LÁ DE DIFERENTES

Um objeto tão simples, porém com uma história incrível as chaleiras, antigamente feitas de ferro e de dificil manuseio, superaram as espectativas na evolução dos eletrodoméstiscos. O que parecia ser um eletrodoméstico sem importância nenhuma, tornou-se indispensável em todo o mundo.

Relatos antigos mostram que o Japão foi um dos pioneiros a fabricar chaleiras, a primeira data de 1517 e já apresentava sua forma arredondada, com bico e braço semelhante aos modelos encontrados hoje. Foram eles também os pioneiros na fabricação de chaleiras de porcelana, não só como ornamento mas também para uso, eles desenvolveram um material resistente que podia ser levado direto ao fogo.

Outro país que ajudou os novos engenheiros elétricos a participar na evolução das chaleiras, foram os Russos, que esquentavam a água numa espécie de samovar (ou self-chaleira), traduzindo era uma chaleira que tinha sua caldeira própria no centro, essa "caldeira" era ligada e aquecia a água sem que o usuário precisasse ter um fogão por perto.

Na Europa, o povo entendido sobre chaleira eram os Ingleses (que até hoje levam a tradição do chá da tarde), foram deles que criaram os primeiros bules esmaltados e pintados, conhecidos como porcelana inglesa.

Hoje o Vida & Arte publica fotos de chaleiras muito diferentes, enviadas por minha amiga potiguar Lúcia Helena Pereira. Eu as achei lindas e você, o que achou? Deixe seus comentários. Vou ficar muito feliz.




























Nenhum comentário:

musica