sábado, 6 de agosto de 2016

VOCÊ SABE ONDE FICA TONGA?

Pita Taukatofua


Quase ninguém sabe nem ao menos onde fica Tonga. Mas graças a um óleo, o país entrou na rota das redes sociais. Isso porque o porta-bandeira do país na abertura das Olimpiadas do Brasil, Pita Taukatofua, lutador Taekwondo, conseguiu chamar a atenção bezuntado em óleo. Tonga (pronúncia em português: [ˈtõgɐ]; pronúncia em inglês:  ˈtɒŋə]), oficialmente Reino de Tonga, (em tonganês: Pule'anga Fakatu'i 'o Tonga; em inglês: Kingdom of Tonga) é um país da Oceania, integrante da Polinésia e formado pela união de 177 ilhas de mesmo nome, também conhecidas como Ilhas Amigáveis.

Através de seu território marítimo, faz fronteira ao norte com o território ultramarino francês de Wallis e Futuna e com Samoa; a nordeste com a Samoa Americana; a leste com os territórios de Niue e das Ilhas Cook, pertencentes à Nova Zelândia; e a oeste com Fiji. Ao sul, as ilhas mais próximas são as Kermadec, também sob domínio da Nova Zelândia. Sua capital é Nuku'alofa, que também é o seu principal centro urbano. Com uma área de 747 km², Tonga é o 172.º maior país do mundo em área territorial. Sua população é ligeiramente superior aos 100 000 habitantes, colocando o reino na 178.ª posição entre os países mais populosos e resultando numa densidade demográfica de 153 hab./km².

O arquipélago de Tonga foi descoberto e explorado pelos holandeses Willem Schouten e Jacob Le Maire, em 1616. Em 1900, o território tornou-se um protetorado britânico. Em 1970, foi concedida a independência à ilha, que se tornou membro da Organização das Nações Unidas (ONU), do Secretariado da Comunidade do Pacífico — antes chamado de Comissão do Pacífico Sul — e do Fórum das Ilhas do Pacífico. O reino é uma monarquia constitucional, chefiada pelo rei Tupou VI, no poder desde 2012. Em muitas línguas polinésias, a palavra "Tonga" significa "sul". Provavelmente, o arquipélago recebeu este nome devido à sua localização ao sul das ilhas de Samoa. No entanto, para os tonganeses o nome de seu país significa "jardim".

FONTE: https://catracalivre.com.br/geral/rede/indicacao/o-homem-que-ensinou-onde-fica-tonga/#comment-589784






Nenhum comentário:

musica