terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MEIO SÉCULO

Luciano Rocha

Hoje amanheci feliz, afinal de contas estou completando meio século de vida. Acho que foi mais difícil chegar aos dezoitos do que aos cincoenta. Quando mais jovem eu acreditava que nessa idade seria um vovôzinho, jogando bocha ou que passaria meus dias lendo ou pintando. Errei profundamente. Acho que nunca senti-me tão bem quanto me sinto hoje. Esse jargão já é conhecido de todos, mas no meu caso tenho um apartamento cheio de espelhos (até me chamam de narcisista) e sei exatamente o que meus olhos me mostram.

Se sou feliz? Como poderia não ser? Tive uma infância abençoada ao lado de pais amáveis e que se amavam, irmãos que fazem inveja à qualquer família e amores que eu precisaria de dois livros para falar. Se já amei? Claro que sim, e muito e também fui muito amado. Hoje vivo um momento meu; eu precisava disso. Acho que encerro uma fase e inicio outra. Se tenho amigos? Ah, e como tenho. Também tenho pessoas que fingem ser, mas não ligo pra isso. Amo a todos e sou muito feliz assim. Sou verdadeiro, leal e sincero.

Ainda não tive um filho e não plantei uma árvore, mas já li vários livros e eles me ensinaram muito. Eu recomendo uma boa leitura. Conheço uma boa parte do mundo e também recomendo que o façam. Não imagino alguém morrer sem ter respirado os ares de Paris, sem ter visto Veneza, sem ter ido ao Taj Mahal. Ainda sou um aprendiz. Ainda tenho muito o que conhecer e o que fazer. A vida está apenas começando e tenho mais planos a serem realizado do que realizações. Sou assim mesmo. Um descobridor dos sete mares.

Já ouvi falar em crise de meia idade. Acho que isso não existe. Acredito que, diariamente, precisamos estar nos reavaliando e nos modificando (sermpre pra melhor é claro). Qual o segredo da eterna juventude? Eu o tenho e o repasso pra vocês nesse exato momento: Nunca guarde ódio, mágoas ou rancores em seu coração. Se você não sabe, esses sentimentos ruins se espalham por todo o seu corpo e o denigrem pouco a pouco. Quando eles ameçam me atingir eu os dissemino imediatamente. O resultado é esse: um homem feliz, bem resolvido e de bem com a vida.

Estou na fase de não precisar provar nada a ninguém, apenas a mim mesmo. Quer coisa melhor que isso? Ter cincoenta anos é poder rir de si mesmo, e dos outros também. A vida é uma ponte que não podemos nos recusar a atravessá-la. Pela lógica, já estou no meio dela, mas ainda tenho uma longa jornada a cumprir. Aprendi a não olhar pra trás, o que está feito, está feito. Agora é olhar pra frente e acreditar em Deus. Sei que ele me reserva coisas maravilhosas. E nunca esqueça: "Jamais haverá ano novo se você continuar a copiar os erros do ano velho".

Nenhum comentário:

musica