sábado, 25 de maio de 2013

VOCÊ SABE O QUE É CAVIAR?



Todo mundo fala em caviar, brinca com essa iguaria e existe até música falando sobre esse alimento, mas será que você sabe que, realmente é caviar? O caviar uma iguaria de luxo, consistindo em ovas de esturjão não-fertilizadas salgadas, sem qualquer outro tipo de aditivo, corante ou conservante. As ovas podem ser "frescas" (não-pasteurizadas) ou pasteurizadas, tendo estas muito menor valor gastronómico e monetário.

Tradicionalmente a designação "caviar" é apenas utilizada para as ovas provenientes das espécies selvagens de esturjão, principalmente as do Mar Cáspio e seus afluentes, normalmente oriundas da Rússia ou do Irã (caviar Beluga, Ossetra e Sevruga). A designação "caviar" pode igualmente ser utilizada para ovas de outras espécies de esturjão selvagem ou para ovas de esturjões criados em aquacultura (das espécies do Cáspio ou outras).

Hoje, dependendo dos países e das legislações nacionais específicas, a designação "caviar" pode ainda ser utilizada para uma série variada de produtos de baixo preço substitutos ou sucedâneos de caviar, como as ovas de salmão, de truta, de lumpo, etc. Hoje, postamos aqui no Arte & Vida uma sequência de fotos que ilustram muito bem essa matéria.














Nenhum comentário:

musica