domingo, 1 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE POR QUE OS CÃES NOS LAMBEM?


Pode ser poético dizer que um cão encheu seu dono de beijos quando ele voltou de viagem, mas a realidade, estão descobrindo os cientistas, não é assim tão fofa. Isso porque cachorros são extremamente sensíveis a cheiros e sabores -- coisas tão importantes para eles quanto a comunicação verbal ou a visão para os humanos.

Assim, quando um dono volta da rua cheio de novos cheiros e gostos, seja da mão daquele colega de trabalho que foi cumprimentado ou da sujeira do banco de metrô em que sentou, ele está oferecendo ao seu cachorro um festival de sensações. Se seu cão quer saber por onde você andou, isso significa, claro, que ele vê algo de especial em você. Mas eles gostam de cheirar e lamber mesmo desconhecidos.

Para um cão, cada pessoa tem um cheiro inconfundível, o que faz com que eles nos identifiquem pelo odor. Humanos conseguem usar o nariz para saber, por exemplo, se alguém fumou, mas cachorros vão muito além. Eles podem saber se você fez sexo, e até saber quem e quantas pessoas estavam junto. Ao se aproximar da sua boca, conseguem identificar o que você comeu.

Mais do que isso, cachorros sentem cheiro de medo. Gerações de crianças foram alertadas para nunca mostrar medo diante de um cão estranho. Não era à toa. Quando assustados, suamos, e o odor do nosso corpo entrega o pavor. Além disso, a adrenalina é inodora para nós, mas não para bichos de faro aguçado. O olfato dos animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.

Bem, agora vocês conhecem um pouco mais sobre seus fiéis companheiros. Não pensei que aquelas lambidinhas são “beijinhos”. Eles são mais espertos do que nós, pobres mortais, imaginamos.


Luciano Rocha e Tobby Rocha

Um comentário:

LÚCIA HELENA disse...

TOBBY, SEU AMOR!!! DEUS O PROTEJA E QUE ELE SIGA POR AQUI, COM SAÚDE, COMO A MINHA "VEINHA" ZAZÁ!

BJS.


LU

musica