quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É AUTISMO?


Essa belíssima seqüência de fotos foi selecionada por Patrick Notley. Bem, isso não seria nada demais se nosso protagonista não fosse autista. Exatamente, Patrick tem esse problema o que não o impediu de fazer uma seleção de imagens tão perfeitas. Esse é um grande exemplo para que a sociedade perceba que as pessoas especiais tem seu valor.

O autismo, para quem não sabe, é uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

As crianças com autismo levam mais tempo para aprenderem o que os outros sentem ou pensam, como, por exemplo, saber que a outra pessoa está satisfeita porque deu um sorriso ou pela sua expressão ou gesticulação. Além da dificuldade de interação social, comportamentos agressivos são comuns especialmente quando estão em ambientes estranhos ou quando se sentem frustradas.

Para o autismo não há propriamente um tratamento, o que há é um treinamento para o desenvolvimento de uma vida tão independente quanto possível. Basicamente a técnica mais usada é a comportamental, além dela, programas de orientação aos pais. Quanto aos procedimentos são igualmente indispensáveis, pois os pais são os primeiros professores. Uma das principais tarefas dos pais é a escolha de um local para o treinamento do filho com autismo.

FONTE: http://www.psicosite.com.br/tra/inf/autismo.htm
























Nenhum comentário:

musica