segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

AS MAIS FANTÁSTICAS ESTRADAS DO MUNDO

Luciano Rocha na Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina (1990)

John Loudon McAdam foi um engenheiro e construtor de estradas escocês. A ele se deve a invenção de uma nova técnica para construção de estradas, a macadamização, que consiste no assentamento de três camadas de pedra numa fundação com valas laterais para drenagem das águas da chuva, aumentando a sua durabilidade, facilitando o desenvolvimento e aumentando a segurança dos transportes terrestres.


Em 1816, McAdam foi nomeado fiscal da Bristol Turnpike Trust, onde decidiu refazer as estradas sob o seu cuidado com pedra britada presa com cascalho sobre uma base firme de grandes pedras. Uma inclinação, tornava-a ligeiramente convexa, assegurando que a chuva fosse rapidamente drenada para fora da estrada, em vez de penetrar e danificar as suas bases (esta inclinação ainda hoje é feita, mas com asfalto). Este método foi o maior avanço na construção de estradas desde a época romana e ficou conhecido como macadame.


Hoje postamos aqui no Vida & Arte exemplos de estrada que vão muito além do que Jonh Loudon inventou. São verdadeiros projetos arquitetônicos. Algumas estradas postadas nos mostram também como alguns países não cuidam de suas estradas e da segurança de seu povo. A última eu mesmo mandei fazer a foto, servindo de modelo em primeiro plano. Essa estrada fica na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.




























sábado, 29 de janeiro de 2011

O FANTÁSTICO FUNDO DO MAR


Criaturas bizarras, seres fluorescentes, imensas depressões e sistemas biológicos ainda não conhecidos. O fundo do mar permanece até hoje um mistério para a humanidade. Enquanto o espaço ainda é considerado uma das últimas fronteiras a ser explorada pelo homem, a verdade é que ainda há muito a se conhecer aqui mesmo na terra – ou melhor, na água.



Hoje, sabe-se mais sobre a geografia da superfície da lua e de Marte do que sobre o leito dos oceanos. Apesar de aproximadamente 70% do planeta ser coberto por mares e oceanos, apenas 5% já foi mapeado detalhadamente.

Os mares e oceanos abrigam quatro quintos de toda a vida no planeta. A diversidade é tanta que, a cada mergulho, cientistas descobrem novas espécies. As estimativas atuais do número de espécies a serem descobertas variam entre dez e trinta milhões, podendo exceder a da Floresta Amazônica e da Grande Barreira de Corais (situada junto à costa nordeste da Austrália) juntas.



A geografia do leito dos oceanos também é surpreendente. Debaixo d’água existem montanhas mais altas que o Himalaia, cachoeiras maiores do que as Cataratas do Niágara e mais vulcões ativos do que qualquer outro lugar no planeta. Postamos algumas imagens aqui no Vida & Arte que ilustram nosso texto. Confira:

































musica