domingo, 25 de dezembro de 2011

O PORQUÊ DOS PRESENTES DE NATAL


Desde há cerca de dez mil anos que os povos agricultores passaram a trocar presentes, normalmente excedentes alimentares, no solstício do Inverno, como forma de celebrar o facto de Inverno já estar a meio e em breve regressarem os dias bons. Como era um costume pagão, os cristãos tentaram sem êxito acabar com ele. Como não conseguiram, converteram-no.

Porém, a explicação mais lógica seria que a tradição dos presentes teria mesmo sido iniciada com os presentes que os Reis Magos levaram para Jesus. Conforme relatado na Bíblia, no evangelho de Mateus: "E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, adoraram-no e abrindo seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra".

Ninguém tinha o hábito de trocar presentes até o final de 1800. A história do Papai Noel, combinada com o incrível fenômeno de vendas que têm crescido desde a virada do século XX, fez do ato de dar presentes um costume no Natal. Bem, agora o que você está esperando? Vá a alguma loja e compre aquele presentinho que você deveria ter dado ontem e não deu.


Nenhum comentário:

musica