quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A COLORIDA PORCELANA CHINESA


Os objetos de porcelana surgiram na China há mais de 1700 anos. A partir daquele momento, as porcelanas chinesas foram levadas para todo o mundo e muitas de suas preciosidades estão conservadas em museus de muitos países.

Segundo os registros históricos, a porcelana chinesa é exportada desde século 8 ao Oriente Médio para atender às necessidades dos reis e da nobreza. No século 9, em Bagdá, então centro comercial do mundo islâmico, a seda e a porcelana chinesas eram as principais mercadorias. O destaque vai para a porcelana branca, tricolor e azul, introduzida no Ocidente por intermédio desta cidade.

O navegador chinês da dinastia Ming, Zheng He, merece uma especial menção. Ele fez sete viagens marítimas durante 29 anos (1405 - 1433), levando aos países pelos quais passou as porcelanas chinesas, incluindo objetos produzidos na vila de Jingdezhen, conhecida como “capital de porcelana da China”.

Atendendo ao valor estético do Ocidente, as porcelanas de Jingdezhen produzidas para a exportação se diferenciavam no design dos produtos vendidos no mercado nacional. Os motivos variam de estilos chineses com flores, pássaros e figuras humanas aos estilos mais exóticos.

Postamos aqui algumas dessas pérolas para você fechar com chave de ouro o ano de 2011. A arte não tem fronteiras e nem estilos. Tudo está nos olhos de quem vê e aprecia.























Um comentário:

LÚCIA HELENA disse...

DEUS DO CÉU, ESSA PORCELANA, TÃO DELICADA, SUTIL!

SÓ UMA SENSIBILIDADE COMO A SUA PARA DIZER COM FOTOS A BELEZA DESSA OBRA DE ARTE.

VIVAS!


LÚCIA HEENA PEREIRA

NATAL-RN

musica