quinta-feira, 7 de abril de 2011

UM SHOW DE TRAPÉZIO PRA VOCÊ


DESLIGUE O SOM DO SITE (NO IPOD DO LADO DIREITO) ANTES DE ABRIR O VÍDEO


O vídeo acima nos mostra um verdadeiro show de trapézio, onde a perfeição nos movimentos nos deixa constantemente apavorados com uma possível queda dos artistas. As performances no Trapézio constituem há séculos uma das maiores atrações da linguagem artística do Circo. Apesar de sua tradição e relevância para este tipo de espetáculo, os estudiosos da arte circense raramente debruçam seus esforços sobre estas modalidades, ao contrário do que ocorre com os malabares e as acrobacias, por exemplo.


Segundo alguns relatos, as modalidades aéreas são aquelas que permitem exibições aéreas, ou seja, sem contato direto ou duradouro do artista com o solo. É provável que este tipo de prática tenha surgido a partir do aprimoramento das técnicas utilizadas para fuga na China, há milhares de anos, especialmente pelas mulheres que tentavam escapar dos refúgios e prisões que impunha o estrito regime político da época.


Além disso, o domínio das cordas e de outros elementos que permitiam subir e descer de alturas foi de grande interesse para a guerra, e, portanto, uma técnica necessária e freqüentemente estudada e empregada pelos soldados ((parte do adestramento militar). Sabe-se ainda que, já no Renascimento, os artistas mambembes utilizavam aparelhos semelhantes ao trapézio, possivelmente as primeiras versões do mesmo.


Também existe a hipótese de que estas práticas tenham surgido a partir dos marinheiros que, com muito tempo no mar e vasta experiência com as cordas e mastros, desenvolveram técnicas que depois puderam ser utilizadas nas apresentações. Uma das mais importantes contribuições para o desenvolvimento do trapézio, em particular para a modalidade de trapézio ao vôo, foi realizada pelo acrobata francês Jules Léotard (Kissel, 2007).


FONTE: http://www.efdeportes.com/efd109/o-trapezio-circense.htm

Um comentário:

LÚCIA HELENA disse...

LU,


Você é show! Seu blog é show! Você é imbatível!


Parabéns!!!


Lúcia Helena

Natal/rn


www.letrasecanaviais.blogspot.com
www.outraseoutras.blogspot.com

musica