quinta-feira, 21 de abril de 2011

TEMPLO BUDISTA FEITO COM GARRAFAS PET



Hoje o Vida & Arte trás uma matéria, no mínimo, original. Criatividade não faltou para construção de um templo budista perto da fronteira de Camboja. Os monges tailandeses o ergueram usando à ajuda estrutural de mais de um milhão de garrafas de cerveja.


O templo chamado de Wat Pa Maha Chedi Kaew, e também conhecida como "o Templo de Um Milhão de Garrafas". A edificação fica na província de Sisaket, próxima da fronteira com o Camboja. Com exceção das vigas de concreto utilizadas para sustentação, toda área de meditação, até a torre (foto abaixo), é construída com garrafas de cerveja. Por se tratar de vidro, a iluminação do local é farta e bicolor. O verde vem dos cascos de Heineken reutilizados. A cor marrom vem da cerveja tailandesa Chang Beer.


Os monges budistas começaram a recolher garrafas vazias em 1984 e depois de juntar centenas, começaram a usá-las como material de construção. Eles conseguiram que as comunidades locais participassem do projeto, mandando mais garrafas, e agora já construíram um complexo de 20 edifícios, que inclui o tempo principal sobre um lago, o crematório, salas de oração, acomodações e até banheiros para os turistas.


De tão curioso, o projeto entrou na lista dos chamados edifícios "eco-friendly" (amigo do amabiente) abertos a turistas na Ásia. No total foram usadas aproximadamente 1,5 milhão de garrafas para construir o complexo, que continua em crescimento. Nem os mosaicos de Buda escapam da empreitada verde - eles são criados com as tampinhas das garrafa.


FONTE: http://pensareco.blogspot.com/2010_07_24_archive.html



















Um comentário:

Unknown disse...

Luciano, você é mesmo show!


L. Helena de Natal (a Fofa)

musica