sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

VOCÊ GOSTARIA DE TER UM LAPTOP ASSIM?



Nos anos 70, Alan Kay, do centro de pesquisas da Xerox em Palo Alto, teve a idéia de um computador portátil sem fios, com aproximadamente o tamanho de um notebook. Ele se chamava Dynabook. O Dynabook de Kayand nunca passou de um protótipo, porém ele "trabalhou duro" para o desenvolvimento de um computador portátil real.

Em 1979, William Moggridge, da Grid Systems Corporation, criou o primeiro computador portátil funcional: o computador Grid compass 1109. Ele tinha 340kb de memória do tipo bolha, um gabinete de magnésio fundido e uma tela gráfica dobrável eletroluminescente. A NASA comprou um punhado deles, a US$ 800 a unidade, para usar em seu programa espacial.

Outras empresas, como Gavilan Computer e Apple, também lançaram computadores portáteis nos anos seguintes. Porém, a primeira máquina comercialmente viável foi o IBM PC Convertible, lançado em 1986.

Pesando 5,4 kg, o PC Convertible era vendido a US$ 3.500, e foi o primeiro computador portátil com um desenho de gabinete usado nos laptops dos dias de hoje. O sucesso do PC Convertible foi o catalisador para concorrentes como Compaq e Toshiba trocarem o desenho de gabinete de seus computadores portáteis. E assim começou a era dos computadores laptop.

Recentemente eu soube do lançamento desse novo tipo de notbook e o achei interessantíssimo. Já estou de olho para comprar o meu. Veja o vídeo acima e confira a maravilha que está chegando ao mercado. P E R F E I T O. Eu aprovei.

Nenhum comentário:

musica