terça-feira, 7 de julho de 2009

QUANDO A FOTOGRAFIA FALA MAIS DO QUE MIL PALAVRAS


As primeiras fotos são de 1965, mas somente em 1975, a Kodak apresentaria o primeiro protótipo de uma câmera sem filme O equipamento pesava quatro quilos e gravava as imagens de 0,01 megapixels em fita cassete

A primeira câmera digital seria a Fairchild All-Sky Camera, um experimento construído na Universidade de Calgary, no Canadá, mas apesar do pioneirismo da Kodak e da Fairchild, quem daria às câmeras sem filme (ainda não digitais) o status de produto de consumo seria a Sony, que em 1981 anunciaria sua rimeira Mavica, com preço estimado em US$ 12 mil.

A segunda revolução, porém, somente aconteceu durante o ano de 2003, quando, pela primeira vez, a penetração das câmeras digitais superou os 22% das residências americanas (patamar a partir do qual um produto é considerado “de massa).

Ao mesmo tempo em que crescem as vendas, cresce a resolução dos modelos mais populares. Em agosto de 2005, a fatia mais disputada do mercado foi a das câmeras de 5 megapixels, responsável por 39% das unidades vendidas e 38% da receita.

Aqui no Brasil, conforme a Revista Info Exame, edição de abril 2005, o crescimento da fotografia digital foi de 160% em 2004, atingindo um milhão de unidades vendidas, com uma penetração ainda irrisória, de apenas 3%, segundo o IDC.

Essa história da fotografia foi apenas uma prévia para que você tenha idéia de como chegamos aos dias de hoje conseguindo fazer imagens como essas postadas aqui no Vida & Arte. E olhe que isso é apenas o começo. Quem sabe em um futuro próximo as fotografias não terão movimento, assim como as imagens de vídeo e TV. É esperar pra ver até onde o homem consegue chegar com sua inteligência e criatividade.



















Nenhum comentário:

musica