sábado, 27 de junho de 2009

A INCRÍVEL CIDADE DAS FORMIGAS


O video que você vai assistir é um excepcional documentário sobre a arquitetura e engenharia das formigas na construção de seu formigueiro. Incrível o seu tamanho. É de deixar de queixo caído o engenheiro de maior renome. Veja o vídeo e leia as legendas em português, com mais detalhes desta incrível obra.

Quando você vê um formigueiro, com aquele buraquinho de entrada e saída tão pequeno, não imagina como pode ser lá embaixo da terra. Mas pesquisadores intrigados com essa dúvida fizeram um belíssimo trabalho de campo. Eles tinham um projeto de entender como era “A Cidade Secreta das Formigas”.

Após localizar um formigueiro ativo em um pasto para gado, o próximo estágio foi derramar uma grande quantidade de cimento para preencher todos os espaços ocupados pelas formigas. Foi consumida uma quantidade extraordinária. Por três dias os pesquisadores mantiveram jorrando até quase 10 toneladas de cimento pelo pequeno buraco do formigueiro.

Aguardaram um mês esperando que o cimento se secasse e se tornasse firme para começarem as escavações. Num trabalho que não parecia ter fim, os pesquisadores demoraram semanas para revelar a “megalópole” secreta das formigas, foram precisas grandes escavadeiras mecânicas para remover toneladas de terra.

E finalmente os pesquisadores começaram a ver a estrutura da cidade… É tudo incrível, existem estradas subterrâneas conectando as câmaras principais, além da rota principal, existem vias adjacentes, os caminhos se ramificam e levam a muitos jardins de fungos e poços de entulhos.

Os túneis são projetados para garantir uma boa ventilação, e promover rotas de transporte mais curtas. Tudo parece ter sido projetado por um arquiteto. Uma única mente, mas essa cidade colossal e complexa foi criada pela vontade coletiva da colônia de formigas. Um “superorganismo”.

Fonte: http://diariodebiologia.com/2009/06/cidade-das-formigas-incrivel/

2 comentários:

Eli Abençoada disse...

boa noite...achei muito interesante...como elas sao sabias...no calor armazena alimentos..p o inverno,e trabalha todo tempo em equipe,observe como uma esta sempre ajundando a outra acarregar...nunca faz nada só, o ser humano deveria ser sempre unidos em tudo...+ um quer sempre engolir o outro....generosidades sao poucos na terra..

Unknown disse...

Inevitavelmente meu coração pulsa mais forte e ao mesmo tempo quase transbordando e emoção, ao entender que quase todos os seres pensam a sua maneira, e são capazes de grandes obras!
Nós que somos mais inteligentes, ou pelo menos achamos isso, é que não conseguimos nos relacionar com alguns deles.
Parabéns por ajudar a divulgar coisas tão incríveis!!!

musica