terça-feira, 23 de junho de 2009

O MAIOR RELÓGIO DE SOL DO MUNDO


Samrat Yantra

No princípio do século XVIII o marajá Jai Shing II, interessado por Matemática e Astronomia, conhecedor dos instrumentos de observação e medida usados desde a Grécia Antiga e dos saberes perpetuados pela tradição islâmica, entendeu que a melhor maneira de fazer medições precisas era utilizar instrumentos de grande dimensão. Mandou então construir na Índia cinco grandes observatórios astronômicos em locais diferentes: Jaipur, Mathura, Urjain, Varanasi e Delhi, actual capital. Quatro ainda subsistem nos dias de hoje; apenas o de Mathura foi destruído.

Qualquer um destes observatórios era composto por vários instrumentos de grande escala construídos em pedra e argamassa, ou seja, verdadeiros conjuntos arquitetônicos dispostos de acordo com as posições e movimentos dos astros numa espécie de urbanismo cósmico. O maior destes conjuntos foi edificado em Jaipur e possuía quinze instrumentos, entre os quais um colossal relógio de sol - o Samrat Yantra. Este edifício compunha-se de uma rampa de alvenaria de pedra em forma de triângulo retângulo com cerca de 25 metros de altura e de um arco virado para cima que atingia os 13 metros.

O triângulo, alinhado com o meridiano do local, funciona como gnómon e projeta a sua sombra sobre a superfície curva do arco. Esta superfície, de 3 metros de espessura, é um enorme mostrador feito em mármore polido onde foram feitas milhares de incisões correspondentes a unidades temporais. A precisão deste instrumento é tal que podemos conhecer a hora exata através da posição do Sol com um desvio máximo de 2 segundos.

Fonte: http://blog.uncovering.org









Nenhum comentário:

musica