segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

UBAJARA, UM ÓASIS NO SERTÃO DO CEARÁ

Bondinho que dá acesso à Gruta de Ubajara



Estou de férias no Ceará e não poderia deixar de visitar uma das mais belas cidades interioranas da Serra da Ibiapaba: Ubajara, conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País. É um oásis verde com clima fresco (17-28ºC) a quase 900 m acima do nível do mar.

Uma linda cidade onde os dias começam com neblina o que favorece uma vegetação de mata atlântica com predominância da palmeira babaçu. É lá onde se localiza a famosa gruta para onde o acesso se dá através de um lindo teleférico (o terceriro do país: o primeiro no Rio de Janeiro, o segundo em Salvador), que nos leva a muitas trilhas, cachoeiras e a Gruta de Ubajara..

O Parque Nacional, criado em 1959 para preservar a Gruta de Ubajara e também a fauna e flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida que formam um ambiente de transição na Serra da Ibiapaba. Lá a vegetação varia desde a Caatinga do Cerrado até espécies da Floresta Equatorial. De Janeiro até Abril é a época de chuvas, quando tudo na serra, inclusive as vistas do sertão em baixo, fica verdejante. Nos meses mais secos, outubro e novembro, o parque destaca-se como um verdadeiro oasis verde no meio do sertão cearense

BELEZAS NATURAIS: A chapada de Ibiapaba tem relevos com precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde.

GRUTA DE UBAJARA: O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente, e precisam ser marcadas com antecedência



Eu e minha irmã Lúcia conhecendo as belezas do Ceará
Bondinho estacionado no alto do penhasco
Apreciando a linda vista
Lá em baixo a famosa Gruta
Cineuza, Luciano, Maria José e Lúcia
Kil Bill também esteve em Ubajara
Nos preparando para o embarque
E lá fomos nós
A linda vista
de onde pode se ver c sertão cearense
Pausa para relaxar
Divulgação do Parque
Lá atrás as máquinas que nos levam à gruta
Pose para o fotógrafo
Cineuza e Lúcia Apreciando o verde
A linda fauna do local
belas flores....
quem encantam...
os visitantes.
Flores,
flores.... e
mais flores.
Passeando pelo parque
Flagrante: a borboleta e a flor
O colorido que canta,
e encanta.
Miniatura de uma casa de engenho
Miniatura de uma casa de farinha
A fornalha
O lindo Hotel Pousada da Neblina
Kill aprecia a paisagem
Hotel Pousada da Neblina
Criação de avestruzes
A bucólica Praça do relógio, em Ubajara
Rodoviária com arquitetura moderna

O horto florestal

4 comentários:

Unknown disse...

tudo muito bonitooooo...linda as imagenssss... parabénssss luciano pelo grande artista que vc e!!!bjjss

Unknown disse...

MEU AMIGO, SE VOCE CHAMA ISSO DE ARTE, PODE TER CERTEZA, É MAIS QUE ISSO, É O LEONARDO DA VINCI USANDO UM MOUSE, PARABENS, UM GRANDE ABRAÇO!

Mosoco Evanovich disse...

Luciano,
Realmente esse lugar é lindo.É minha paixão maior do Ceará, apesar de conhecer vários lugares fantásticos do Brasil de Norte a Sul. Aliás toda serra da Ibiapaba, a começar por Viçosa do Ceará. A última vez que estive lá o teleférico estava parado, foi frustrante para meus filhos que queriam tanto conhecer a gruta através dele. Mas só o lugar já vale a pena. Pra quem mora num lugar quente e úmido sem serras, montanhas como aqui em Belém-Pa essa região é o paraíso. Parabéns pelas imagens.....
Mosoco Evanovich

Breno disse...

Realmente Ubajara é muito bonita, moro aqui desde que nasci...espero q uma dia vc possa visitá-la, não vai se arrepender!!!

musica