terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

MACAÚBA, UMA DELÍCIA ENTRE OS ESPINHOS

Macaubeira

Este mês estou revivendo toda minha infância, pois voltei a ter contato com coisas que somente nesse período eu vi. Uma dessas coisas foi um côco de forma arredondada e pequeno que nós chamamos carinhosamente, em Tianguá, Ceará, de macajuba, sendo que o seu nome verdadeiro é macaúba.

Este delicioso fruto tem uma característica muito especial: depois de comermos a sua carne, abrimos o caroço e encontramos um delicioso coquinho com sabor exótico. Eu viajei pelo Brasil inteiro, mas só encontrei a macaúbeira no Ceará, em Mato Grosso, Pará e em Minas Gerais.

A macaúba, coco-baboso ou coco-de-espinho é uma palmeira nativa brasileira, com altura até 15 metros. A árvore é ornamental. Seus frutos são comestíveis, e de sua amêndoa se extrai um óleo fino semelhante ao da oliveira. Do miolo do tronco se faz uma fécula nutritiva, as folhas são e têm fibras têxteis usadas para fazer redes e linhas de pescar. A madeira é usada em construções rurais.

A macaúba tem espinhos assustadores em seu tronco. Poucos animais (como por exemplo um gato em fuga desesperada) arriscam subir por ele. Mas os espinhos estão também nas enormes folhas da palmeira. O mais visível deles deve ter uns 5 ou 6 centímetros de comprimento.


Frutos prontos para sem degustados

Olha eu aí me deliciando

Vc já viu espinhos tão grandes?

... e a fruta cabe na palma da mão

Luciano Rocha

Fruto aberto

Dentro do caroço tem um coquinho

O coquinho partido

3 comentários:

Celia Aguiar disse...

Luciano, que bela festa! A importância maior é a familia reunida! Não existe igual! Parabéns a Lucia!
Quanto a reportagem meu amigo, não tenho palavras! Genial!
Parabéns!
Um bjo bem grande!

Paulo Cícero disse...

Nossa.. vc fez relembrar minha infancia também. Como todo garoto fortalezense da minha idade passava as férias no interior... e e lembor-me muito bem dessa frutinha.. embor anao gostasse muito.

Abracao.

Unknown disse...

Mais uma vez parabéns,mais um sonho realizado e vc cada dia dando mais orgulho ao seus amigos, e familiares,estou muito feliz por vc. E que festa linda em menino!
Você merece,por ser esse amigo especial,parabéns um abraço!
Fernanda.

musica