quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

TEJUÇUOCA, A TERRA DO BODE

Escultura do artista plástico Eliseu Joca


Na quarta-feira passada, 09 de janeiro, fiz um programa, digamos... diferente. Conheci a famosa cidade cearense, Tejuçuoca, conhecida como a terra do bode. O porquê dessa denominação se dá pelo fascínio que o caprino exerce sobre seus habitantes e moradores da vizinhança, é tanto que a cidade realiza anualmente a famosa festa TEJUBODE, que acontece no mês de maio. Nesse período os bodes, cabras e ovelhas são as estrelas da festa, com apresentações culturais de vários municípios da região, festas dançantes todos os dias e muito artesanato para todos os gostos. A cidade recebe quase cem mil pessoas para as atividades da feira de ovinos e caprinos. É uma excelente dica de turismo regional para quem está conhecendo o Ceará e também para os cearences que ainda não conhecem essa maravilhosa festa cultural e gastronômica.

O motivo de minha viagem à essa pitoresca cidadezinha encrustada no sertão cearense, se deu para prestigiar a colação de grau de meu primo Valdo, filho dos queridos Valdenor e Maria José (minha prima) que nos receberam com muito carinho e cortezia em sua típica casa de interior. Fomos recebidos com um verdadeiro banquete regional, onde pudemos degustar a apetitosa carne de bode e o não menos famoso sarapatel.

À noite prestigiamos a cerimônia de colação de grau e fomos recepcionados com um jantar na Casa da Cultura. Lá pudemos conferir a presença das principais autoridades políticas locais como o Prefeito, Sr Edilardo Eufrásio, acompanhado de sua esposa, Heloíde Estevam, a primeira dama da cidade de Itapajé, Fabiana Forte, o ex-prefeito João Mota, alguns Secretários municipais, artistas e empresários da região, entre outros que foram prestigiar o formando.

Depois do jantar todos se dirigiram à praça principal para prestigiar ao Show do Grupo Solteirões do Forró, que abria as comemorações da festa de aniversário da emancipação política do município de Tejuçuoca, cujas festividades se encerram dia 13 de janeiro com o Show da não menos famosa Banda de salsa Capim Cubano.

No dia seguinte conhecemos o Museu da Casa da Cultura do município, onde conferimos peças raras e belas como uma palmatória (pequena tábua usada para castigar alunos infratores), duas peças do famoso artista plástico cearense Aldemir Martins, fósseis e esculturas regionais, entre outras maravilhosas aquisições desse espaço cultural. Fomos recebidos pela Coordenadora da Casa da Cultura, Sra Helena e pelo Assessor de Cultura, Eliseu Joca (que também é Artista Plástico), que nos guiaram pelas salas do museu nos explicando com riqueza de detalhes sobre as várias peças alí expostas.

Eu indico, com louvor, o municípo para visitação, pois tenho absoluta certeza que é diversão garantida. Parabéns Tejuçuoca , pelo maravilhoso exemplo que está dando às outras cidades do interior do Ceará. Quem sabe um dia não faço uma vernissage e apresento minhas obras a seus habitantes, não é?


Obrigado Maria José e Valdenor pela calorosa recepção

Minhas sobrinhaThatiany e irmã Lúcia

Thatiany Kelly

Caroline

Esse chapéu fez sucesso (rsrsrsr)

Minha irmã Eliane

A colação de grau

Eliane, Lúcia e Maria José (mãe de Valdo) na colação de grau

Eu e Thatiany também prestigiamos o evento

O concludente Valdo com sua madrinha Helena Alves

O jantar (o espaço antes da chegada dos convidados)

Eu e minha família com os anfitriões

Lúcia e Luciano Rocha

Empresárias Maria Luiza e Angélica com Valdo

O concludente, Fabiana Keller, Ingrid Forte e a mestre de cultura Dadá

Luciano, Thatiany, Eliane, Lúcia, Valdo e Maria José

Helena e Eliseu Joca

Luciano Rocha, Helena e Eliseu

Casa do João de Barro (linda)

Palmatória

Obra de Aldemir Martins

Obra de Aldemir Martins

Fóssil

Pratos de barro centenários

Botijas usadas para o transporte de líquido da Europa

Vaso centenário

3 comentários:

Unknown disse...

Quanto agradecimento nos Tejuçuoquences fazemos a Lucciano pelo belo e amavel comentario feito nesta materia. Gostariamos de expressa nossos profundos agradecimentos pela visita e dizer o quanto somos gratos pelo que fez que foi ver nossa terra do bode como ponto de turismo e acrescenta elogios para esta terra tão querida. E dizer que qualquer pessoa sera bem recebida para visiatr a capital do bode. Parabens e sucesso......

Unknown disse...

Querido Luciano, o que posso dizer é que seu Blogger está belíssimo !!! Ilustrando momentos de perfeita harmonia entre vc, seus familiares e amigos, o que me deixa muito feliz, pois sabes o quanto te quero bem. Olhei todas as fotos e li todos os comentários. Hum... aquele carangueijo! as belas obras de Eliseu, seu reveillon lindo !!! tudo enfim maravilhoso. Parabéns por ser esta pessoa tão querida. Um grande Beijo.

Unknown disse...

maravilhosas artes eu adoro,na minha casa tem muitas coisas bem parecida.Luciano o seu blogger está belíssimo,estou adorando tudo vc é ótimo parabéns mais uma vez.

musica